PROGRAMAS NACIONAIS DESENVOLVIDOS EM NOSSA ESCOLA

12-09-2010 10:45

PDE é um programa de Formação Continuada em Rede que integra as Escolas às Instituições de Ensino Superior - IES. Esta integração se dá por meio da inserção do Professor da Educação Básica nas atividades de formação desenvolvidas no âmbito das IES, como também pelos Professores das IES que intervêm nas Escolas por meio deste professor.

PDE – PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – responsável pelo diagnostico da escola, detectando os problemas, as forças, as fraquezas, os fatores externos, ameaças e oportunidades, o que falta para atingir os objetivos. Através do PDE vem recuros para capacitação, compra de material para trabalhar nas oficinas, ações para inserir os pais nas escolas e muitas outras finalidades. Para receber o recurso só depende do PDE de cada escola, se for um bom planejamento ele tem maiores chances de receber o recurso do governo federal que vem direto apara as escolas. Quase todas as escolas de Ubaitaba hoje já possuem o PDE. O programa é coordenado pelos professores Adriano Paraíso e Leonardo Pinheiro. São produzidos através do PDE relatório trimestrais das ações das Escolas.

PROGRAMA DE GESTÃO E APRENDIZAGEM ESCOLAR (GESTAR)

Programa de gestão pedagógica da escola, orientado para a formação continuada de professores do ensino fundamental, avaliação diagnóstica e reforço da aprendizagem dos estudantes. Tem como objetivo principal elevar o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de matemática e Língua Portuguesa e inovar as estratégias de qualificação do professor e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O programa utiliza recursos de educação a distância e presencial e atende professores de 1ª à 8ª séries de escolas públicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O Gestar organiza sua atuação a partir de uma avaliação por habilidades dos alunos, e orienta a formação dos professores cursistas. O projeto de avaliação tem como objetivo reunir informações sobre os dois Programas: Língua Portuguesa e Matemática, com foco nos Cursos de Formação Continuada e no Sistema de Avaliação Diagnóstica por Habilidades dos Alunos.

A avaliação deve apontar os resultados obtidos junto aos professores no que diz respeito a sua ação pedagógica, e o impacto observado no desempenho dos alunos.

Ubaitaba foi uma das poucas cidades da Bahia que conseguiram o programa Gestar completo com todos os recursos.

FONTE: https://www.educacaoubaitaba.com/